dualidade, convívio, polaridade, harmonia

la dualité, la convivialité, la polarité, de l'harmonie

duality, conviviality, polarity, harmony

dualität, geselligkeit, polarität, harmonie

liberdade, mudança, versatilidade, aventura

liberté, le changement, de polyvalence, de l'aventure

freedom, change, versatility, adventure

freiheit, zu ändern, vielseitigkeit, abenteuer

 

 

Edificada na Serra da Esperança sobre a visão deslumbrante do vale do Zêzere, Belmonte é uma vila portuguesa, quase tão antiga como a nacionalidade, situada  na Região Centro, sub-região da Cova da Beira.

A história da vila remonta ao século XII, quando o concelho municipal recebeu foral do rei D. Sancho I em 1199.

Apesar de situada no interior de Portugal tem uma fortíssima conotação com os descobrimentos Portugueses, tendo aqui nascido o navegador Pedro Alvares Cabral, descobridor do Brasil.
A comunidade de Belmonte abriga importantes factos da história judaica sefardita, relacionados com a resistência dos judeus à intolerância religiosa na Península Ibérica. Durante séculos manteve as suas tradições judaicas quase intactas, tornando-se um caso excepcional de comunidade criptojudaica, cuja sinagoga  é  das poucas que na actualidade dispõe de Rabi.

O património histórico e cultural do Concelho de Belmonte constitui um activo de relevância internacional. Aqui se situam monumentos únicos como a Torre de Centum Celas, o Castelo de Belmonte e a Igreja de Santiago, bem como importantes museus como o Museu dos Descobrimentos, o Museu Judaico, o Ecomuseu  do Zêzere e o Museu do Azeite.

Ultimamente foi inscrita como ponto de  passagem da Rota dos Caminhos de Santiago.